A Revolução Chinesa

 

A China era uma monarquia até 1911, quando o Kuomitang (Partido Nacionalista), fundado por Sun Yat-sen, liderou o movimento que criou a República.

Por volta de 1920, foi fundado por Chen Tu-xiu, o Partido Comunista Chinês, que contava com a participação de Mao Tsé-tung.

A partir de 1925, Chiang Kai-shek assume o governo chinês e passa a agir com muito vigor para combater os comunistas.

Em 1934, fugindo da perseguição dos nacionalistas, Mao lidera cem mil comunistas, que percorreram 10 mil quilômetros a pé, num episódio que ficou conhecido como a Longa Marcha (1934-1935). Apenas nove mil sobreviveram. Mao Tsé-tung se torna secretário geral do PCC, apoiado por Lin-Piao e Chu En-lai.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as tropas do Governo Chinês e do PCC se unem para combater os japoneses que haviam invadido o país. Após a derrota japonesa, tem início a Revolução Chinesa que será vitoriosa em 1949 e Mao cria a República Popular da China, com governo socialista, apoiada pela URSS. Chiang Kay-shek e seus partidários fogem para a Ilha de Taiwan (Formosa), onde instalam a China Nacionalista, com governo capitalista, apoiada pelos Estados Unidos.

Em 1956, Ocorreu o Movimento das Cem Flores, que levou milhões de pessoas à prisão e à morte. Em 1957, ocorreu o Grande Salto para a Frente, que deslocou os subsídios da indústria para a agricultura.

Entre 1966 e 1976, ocorreu a Revolução Cultural Chinesa, que reafirmou o poder ditatorial de Mao e de seu grupo dentro do PCC e que custou a vida de milhões de pessoas.

Na década de 1970, o governo chinês assinou acordos econômicos com os Estados Unidos. Após a morte de Mao, em 1976. Hua Kuofeng assume o governo temporariamente. No início da década de 1980, Deng Xiaoping assume o comando da China e inicia a “desmaoização” e abertura econômica e a modernização da agricultura, da indústria, da defesa e das ciências e tecnologias. Era a chamada e “economia socialista de mercado”. A China fez a abertura econômica, mas não fez a abertura política. Ocorreu o Massacre da Praça da Paz Celestial (Tiananmen) em 1989.

Entre 1993 e 2003, a China foi governada por Jiang Zemin. No seu governo, a Inglaterra devolveu Hong Kong ao país, que se tornou uma das maiores economias do mundo. Porém, a China executa milhares de pessoas por ano, devido a crimes de traição e também por perseguição religiosa, além disso, usa grande quantidade de trabalho escravo e é um dos maiores poluidores do planeta. Entre 2003 e 2013, a China é governada por Hu Jintao. Em 2013 assumiu o novo presidente Xi Jinping.