A CHINA ANTIGA

ORIGENS

A China é uma civilização tão antiga quanto a mesopotâmica e a egípcia e como estas também se formou às margens de grandes rios: Huang-Ho (Rio Amarelo) e Yang-Tsé (Rio Azul). Por causa disso a economia chinesa se baseava na agricultura irrigada e no trabalho dos camponeses em regime de servidão coletiva (Modo de produção Asiático ou Oriental).

Pesquisas arqueológicas confirmam a existência de aldeias com agricultura (painço e arroz) e pecuária por volta de 9000 a.C. A cultura Liangzhu, formada às margens do Rio Azul por volta de 3000 A.C., já praticava escultura em jade. Por volta de 2600 a.C. teria se iniciado a produção de seda. A primeira dinastia chinesa teria sido a dos Xia, criada pelo lendário Yu e que teria durado de 2205 a 1760 a.C., porém, falta comprovação histórica.

A DINASTIA CHANG OU SHANG (1760-1122 a.C.)

No início da Era do Bronze surgiu a dinastia Chang, a primeira dinastia chinesa comprovada historicamente, em cujo período surgiram a escrita e as estruturas políticas e sociais, com o domínio dos guerreiros sobre os camponeses. Surgiram também práticas religiosas com o culto aos ancestrais e até sacrifícios de animais e de pessoas. Sua capital era a cidade de Yin.

 A DINASTIA CHOU

Entre os séculos X e VIII a.C. a China foi governada pela dinastia Chou, que implantou a doutrina do “Mandato do Céu”, através da qual se afirmou que o poder do governante era divino. Estabeleceu o chamado Reino do Meio (pois a China seria o centro do mundo). Manteve a escrita e o Modo de produção Asiático. É desse período também a chamada Rota da Seda, com um comércio magnífico, que ligava a China ao Oriente Médio. Por volta do século VIII a.C. a China foi fragmentada em vários pequenos reinos rivais.

O IMPÉRIO CHINÊS

O Reino dos Xin derrotou os rivais e conseguiu unificar o território no século III a.C. O príncipe Zheng se tornou o primeiro imperador da China com o nome de Che Huang Ti (Shi Huang Ti) em 221 a.C.

Durante o seu governo a nobreza hereditária foi submetida ao governo central que se apoiava numa burocracia responsável por controlar a distribuição de cereais, por gerir as grandes obras públicas e por recompensar ou punir os súditos, garantindo a obediência ao imperador. Foram introduzidos armas e utensílios de ferro e o uso de tração animal, que garantiram o aumento das áreas de cultivo e da produção, além disso, ocorreu a padronização de pesos e medidas, propiciando o desenvolvimento do comércio e da indústria.

Houve ainda, a construção da Grande Muralha da China, com cerca de oito mil quilômetros de extensão (do norte de Pequim ao Deserto de Gobi), cujo objetivo era evitar o ataque de povos nômades.

Após a morte do primeiro imperador, a China mergulhou novamente numa guerra civil, que durou até o 206 a.C., quando a dinastia Han dominou o país e garantiu a unidade do Império Chinês.

A DINASTIA HAN

Fundada por Lieu Pang ou Liu Bang, a dinastia Han foi contemporânea do Império Romano e expandiu os domínios imperiais até o Vietnã e a Coreia.

Nesse período foram inventados o papel e a bússola, houve a descoberta da pólvora, além do surgimento da acupuntura. A doutrina oficial era o Confucionismo, mas nesse período o Budismo penetrou na China.

O CONFUCIONISMO

O filósofo Confúcio (551-479 a.C.) afirmava que o governo deveria ser exercido por homens cultos e virtuosos e que a única forma de manter a ordem e a estabilidade social era através da obediência aos costumes e rituais. Ou seja, fidelidade ao Estado.

O TAOISMO

Filosofia criada por Lao-Tsé (século VI a.C.) buscava a harmonia entre o homem e a natureza através da meditação. Segundo tal filosofia, o Universo é constituído por formas que, ao mesmo tempo, representam princípios opostos e complementares (o Yin e o Yang), que juntos formariam o Tao (união desses dois princípios).

A ESCRITA

A escrita chinesa é baseada em ideogramas (desenhos), sendo que eles representam idéias, objetos, sentimentos... O mandarim é o dialeto mais falado na China, porém, existem outros como, por exemplo, wu, cantonês, dialetos min, jin, xiang, kejia, gan, entre outros.