CIVILIZAÇÃO NÚBIA

A antiga Núbia (parte do atual Sudão) teve sua história relegada a um plano inferior, mas hoje não se pode negar sua importância.

O REINO DE KUSH

Por vota de 1730 a.C. ocorreu uma centralização administrativa por parte dos reis, além da criação de um exército real e do surgimento de classes sociais, dando origem ao reino de Kush, cuja capital foi a cidade de Kerma. Em 1570 a.C. os egípcios conquistaram Kush e dominaram a região por cerca de quinhentos anos, explorando a mão-de-obra local e utilizando os guerreiros em seu exército.

O DOMÍNIO KUSHITA

No século VIII a.C. o Império Egípcio se enfraqueceu e foi governado por faraós kushitas que estabeleceram a capital em Napata e governaram por cerca de 450 anos, preservando a cultura e as tradições egípcias.

O PERÍODO MEROÍTA

Quando o Egito foi dominado pelos Assírios no século VII a.C., os núbios se confinaram no sul do Sudão atual, valorizando sua cultura, escrita e religião. A capital era Meroé, que se tornou importante entreposto comercial e de artesanato.

ECONOMIA E SOCIEDADE

Durante o período em que dominaram o Egito, os núbios aprenderam as técnicas agrícolas, porém no Período Meroíta passaram a valorizar mais o comércio e o artesanato.

Supõe-se que a sociedade era horizontal, devido à influência egípcia. Sabe-se também que muitas mulheres tiveram importância política e até religiosa (candaces).

CULTURA E RELIGIÃO

Havia dois tipos de escrita copiadas dos egípcios (hieroglífica e demótica), mas ainda não foram completamente decifradas.

A cerâmica era belíssima; a arquitetura imitava a do Egito, inclusive com a construção de pequenas pirâmides.

A religião era politeísta e adotou muitos deuses egípcios. No Período Meroíta, Amon-Rá foi substituído por Apedemek (corpo humano e cabeça de leão) como principal deus.