Povos Pré-Colombianos

Embora existam controvérsias a respeito da época em que os primeiros povos ocuparam o território americano, a maioria dos estudiosos acredita que isto se deu entre onze e doze mil anos atrás. Certo mesmo é que quando os europeus aqui chegaram, o Continente Americano possuía uma variedade enorme de povos, com nível cultural bastante heterogêneo, indo das formas mais primitivas até civilizações sofisticadas e requintadas. Os principais destaques foram os Maias, Astecas e Incas.

OS MAIAS

Os Maias habitavam um território que corresponde hoje a Honduras, Guatemala e parte do México.

Organizavam-se em Cidades-Estados, como Tikal, Pacón, Chichén Itzá e Palenque, que eram governadas em regime teocrático e viviam em constantes guerras.

Sua economia era basicamente agrícola de regadio, produzindo milho, feijão, cacau e tubérculos e faziam escambo de produtos. A sociedade era organizada em castas, cuja elite era formada por sacerdotes e guerreiros, e os camponeses trabalhavam em regime de servidão. 

Desenvolveram um rico artesanato, possuíam calendários e escrita, praticavam esportes muito violentos, desenvolveram cálculos matemáticos e construíram pirâmides gigantescas. 

Sua religião era politeísta e praticava sacrifícios humanos. Nos séculos VIII e IX a civilização maia entrou em decadência, abandonando a maioria das grandes cidades e as terras baixas centrais. A guerra, doenças, inundações e longas secas, ou ainda a combinação destes fatores são freqüentemente sugeridos como os motivos da decadência.

OS ASTECAS (MEXICAS) 

O Império Asteca se localizava no Planalto do Yucatan, no atual México, seu auge foi entre os séculos XIV e XVI, era governado por uma monarquia teocrática e militar. 

Sua capital era a cidade Tenochtitlán, construída sobre o lago Texcoco. 

Aperfeiçoou a agricultura com irrigação, produzindo milho, algodão, tabaco, batata, feijão, pimenta, plátano, cacau e tomate.

A elite do império utilizava o trabalho dos camponeses servos e de escravos (prisioneiros de guerra). 

Os Astecas possuíam grandes conhecimentos de matemática, além de escrita e calendários, construíram cidades planejadas e enormes pirâmides. 

Sua religião era politeísta e sacrificavam guerreiros e crianças. 

Foram conquistados pelos espanhóis, liderados por Hernán (Fernão) Cortez em 1521. 

OS INCAS  

O Império Inca se localizava no Altiplano Andino, mais ou menos do Equador até o norte da Argentina. Seu auge ocorreu entre os séculos XIII e XVI, seu governo era uma teocracia militar e sua capital era a cidade de Cuzco. 

Seus aspectos sociais, econômicos, culturais e religiosos eram muito semelhantes aos dos Maias e Incas, porém não desenvolveram escrita. Valorizavam a produção de batata e folhas de coca, além disso, construíram a magnífica cidade-santuário de Machu Pichu. 

Foram conquistados pelos espanhóis comandados por Francisco Pizarro, que executou o imperador Atahualpa em 1533.